ABA e DENVER

Você já ouviu falar em ABA?

ABA é uma abordagem terapêutica comportamental, baseada na ciência ABA (análise do comportamento aplicada) que busca melhorar a qualidade de vida de crianças com TEA e outras condições através de intervenções personalizadas e centradas no reforço positivo.

Quer saber mais? Temos informações detalhadas abaixo

Imagem interna Fonoaudiologia Especializada em Autismo Espaço Bloom

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e o modelo Denver de intervenção precoce (Early Start Denver Model) constituem uma abordagem terapêutica baseada em princípios científicos, amplamente utilizada para tratar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras condições de desenvolvimento. Esta metodologia busca entender e modificar comportamentos através da análise de como eles são aprendidos e alterados pelas interações e o ambiente.

A ABA utiliza técnicas e princípios para desenvolver o repertório de comportamentos adaptativos das crianças nas diversas áreas do desenvolvimento (social, comportamental, autonomia e independência), e consequentemente reduzir a frequência de comportamentos indesejáveis, na medida que os ajuda a aprender formas adaptativas de se expressar e interagir.

O modelo Denver de intervenção precoce é uma abordagem integrada baseada nos princípios da ABA, mas é especificamente adaptada para crianças pequenas com TEA, geralmente entre 12 e 48 meses de idade. As sessões são geralmente lúdicas e naturais, ocorrendo não só na clínica, mas em ambientes familiares para a criança, como em casa. Os terapeutas trabalham em estreita colaboração com os pais, que são treinados para aplicar as técnicas durante as interações diárias com a criança.

O tratamento ABA começa com uma avaliação inicial feita por um psicólogo infantil especializado em análise do comportamento, que irá observar as habilidades e necessidades da criança e seu comportamento em diferentes contextos. Com base nessa avaliação, é criado um Plano de Intervenção Individual (PTI), onde são estabelecidas metas claras e mensuráveis, focando em habilidades sociais, de comunicação, acadêmicas e de vida diária. Neste planejamento temos de forma detalhada as técnicas e estratégias específicas para alcançar as metas estabelecidas.

As sessões de terapia podem ocorrer na clínica, mas também em outros ambientes, como casa e escola, onde são aplicadas técnicas de reforço positivo para incentivar comportamentos apropriados. Durante o processo, os terapeutas registram e analisam dados sobre o progresso da criança, ajustando o plano de intervenção conforme necessário para garantir eficácia.

Os pais desempenham um papel crucial no tratamento ABA, e devem ser orientados e treinados periodicamente para aplicar as técnicas durante as interações diárias com a criança, reforçando o aprendizado em casa. Este envolvimento ativo e consistente é fundamental para o sucesso da terapia.

Um dos objetivos da terapia é ensinar e aprimorar as habilidades sociais da criança, permitindo melhor interação com outras pessoas, desenvolvimento de amizades e participação em atividades sociais. As habilidades de comunicação, tanto verbais quanto não-verbais, podem aumentar, e comportamentos adaptativos, como vestir-se, comer e cuidar da higiene pessoal, podem ser desenvolvidos. Além disso, há uma melhoria no desempenho escolar e na capacidade de aprender novos conteúdos.

 

Tem Alguma Dúvida?

Esclareça suas dúvidas com nossa equipe! Estamos aqui para ajudar você a entender tudo o que precisa, estamos a um clique de distância!